terça-feira, 7 de junho de 2011

O segredo da Eucaristia(The secret of the Eucharist)


Eucaristia centro da vida da Igreja
A Sagrada Eucaristia é um “segredo” que muitos cristãos ainda não conhecem com profundidade; e, por isso, não beneficiam plenamente das suas graças. Os Santos foram pessoas que se beneficiaram de Jesus Eucarístico encontrando Nele forças para suportar seus algozes e alivio para suas agonias, eles se refugiavam em Jesus Eucarístico porque sabiam que ali está um pedaço do céu, e só por Ele podiam estar mais próximo de Deus. Se os homens conhecessem o valor da Santa Missa, a Polícia tería que estar sempre às portas das Igrejas para manter a ordem por causa da grande quantidade de pessoas que a assitiriam." (São Pe.Pio)
Padre Pio
Santo Agostinho dizia  que A Eucaristia é o Pão de cada dia, que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia.
Para provar que é o próprio Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo na hóstia consagrada repare o que São Paulo continua dizendo ao povo de Corinto sobre a revelação que Jesus Cristo o deu: “Aquele que o come e o bebe sem distinguir  o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação”(ICor 11, 29). Mas como Jesus faz isso? Como é possível comer sua própria Carne e beber seu próprio Sangue? Como ele se dá em alimento? Foram as mesmas perguntas que os judeus fizeram ao próprio Jesus Cristo, muitos dos discípulos de Jesus após escutar todas essas palavras foram embora, acharam muito duras as palavras (Jo 6, 60).
O próprio Jesus se faz alimento para estar conosco até o fim dos dias (Mt 28, 20), por isso São Bernardo dizia que Jesus Eucarístico é o amor dos amores, o amor que supera tudo.
No leito de morte, São Pedro Julião Eymard respondeu a um religioso que lhe perguntara um último pensamento como lembrança: “Nada mais tenho a dizer-vos. Vós tendes a Eucaristia. Que quereis ainda mais?

O próprio São Pedro Julião Eymard afirmava que a Eucaristia é a suprema manifestação de Deus e que acima desse amor somente estaria o próprio Céu.
Santa Margarida Maria Alacoque dizia”Sinto um tal desejo da Santa Comunhão, que, se fosse necessário caminhar com os pés nus por uma estrada de fogo, a fim de consegui-lo, eu o faria com uma indizível alegria”..
Inflamado pelo amor a Jesus Eucarístico Santo Agostinho dizia que Deus nos deu tudo através da Eucaristia.         O aniquilamento de Jesus na Eucaristia também é norma para como devemos viver. Ali ele recebe a todos, pobres e ricos, simpáticos e antipáticos, bêbados e drogados, cultos e analfabetos, limpos e sujos, sem reclamar de ninguém. Quantas vezes o Deus-Eucaristia é recebido por corações indignos e tíbios, sem preparação, e guardado sem piedade,deixando-o partir sem o mínimo ato de amor reconhecimento e gratidão?

Padre Roberto Lettieri
Temos acesso a Jesus Na Santa Eucaristia através dos sacerdotes que a Sua Igreja ordena.
Hebreus 05,1-4= Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza. Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo. Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão.(AARÃO ERA SACERDOTE).
Papa João Paulo II
No Concílio Vaticano II, Papa João Paulo II diz: ”Na Santíssima Eucaristia, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Jesus. Santo Afonso Maria de Ligório dizia que Sem a Santa Missa, a terra já teria sido aniquilada, há muito tempo, por causa dos pecados dos homens. Jesus nos ama tão radicalmente na Eucaristia que se submete a nós em tudo. Ele desce do céu assim que o sacerdote pronuncia as palavras da consagração. Ele obedeceu silencioso os seus carrascos e está pronto novamente para receber o beijo dos novos Judas(nós), por amor a nós. Jesus é ainda condenado hoje na Eucaristia, nas graças que rejeitamos, no seu amor que desconhecemos pelos que aí o negam, pelos sacrilégios. Na  comunhão indigna o católico vende Jesus, entregando-o e crucificando-o. Não sejamos nós os Judas atuais, não troquemos Jesus por nossas vaidades, nossos desejos. Se soubéssemos o quanto ferimos Jesus com nossa indiferença! mesmo que não entendemos o mistério escondido na Eucaristia, ao menos tenhamos atitudes de respeito, silenciamos nossa alma como Deus que comungou o filho no silencio do Calvário.

Um comentário:

  1. Seria muito bom se hoje em dia os catequistas tivessem mais conhecimento sobre sua propria igreja para passar... muitos não respeitam e nemsabe o quanto a eucaristia e importante. otimo blog

    ResponderExcluir