segunda-feira, 30 de maio de 2011

CELIBATO(Celibacy)

Celibato

Irmã Dulce
Muitas pessoas criticam o fato dos Sacerdotes viverem o celibato, e claro, na marioria das vezes por falta de conhecimento. Mas,o que há de errado em querer viver somente pra Cristo? O que há de errado em querer doar a sua vida a serviço do próximo? Será que realmente não concordamos com as pessoas que doam a sua vida a serviço do proximo ou nos sentimos incomodados porque não fazemos nada. Caímos no erro de achar que o que achamos é o correto, a verdade não vai deixar de ela por si só porque eu não concordo, por isso deixemos o achismo de lado e abrimos os nossos olhos pra realidade da fé pelo qual chegaremos a Deus. Ao chamar seus apóstolos Jesus os convida a largarem tudo, seus bens, seus negócios, e até mesmo suas famílias para viverem a serviço do reino, esse fato já seria o suficiente para entendermos o celibato, porém fazemos uso de nossa razão para discriminar, excluir e oprimir as pessoas que resolvem seguir o chamado que o próprio Jesus faz: "Deixa tudo e segue-me". Todos teriam que se sentir lisonjeados em saber que tem um religioso em sua casa ou em sua família, porém o que se vê é o contrário, pais que proíbem seus filhos de seguir sua vocação, preferem vê-los perdidos nas prostituições, nos vícios, preferem acabar com a vida dele do que vê-lo fora do contexto social.
Toca de Assis

 CORINTIOS 7,1 ,7 E 25, 32=> Agora, a respeito das coisas que me escrevestes. Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma. Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um tem de Deus um dom particular: uns este, outros aquele.
A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança.Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor.

Madre Teresa de Calcutá
É uma festa para Igreja e para Deus quando alguém faz votos de castidade, castos para Deus, casados com a Virgem Maria, mulheres que se guardam para o Divino esposo: Jesus. Repito olhemos com os lhos da fé. 
Quando alguém se casa, faz promessas de viver para seu companheiro ou sua companheira, na saúde, na doença, na pobreza e na riqueza, etc.. Quando uma pessoa se torna um celibatário (a), essas promessas são feitas para Jesus. Que lindo.... Só muda o final que é até que a morte nos separe, porque quando vivemos para Cristo teremos a vida eterna com ele. 
Porque padre não casa? Acho que padre deveria casar! São coisas que escutamos  sempre quando o assunto é celibato.
Missionárias da caridade
Postei aqui alguns fundamentos da Igreja quanto ao celibato, se tiver duvidas a respeito do que está escrito, observem as imagens , elas responderam por si só o porquê que algumas pessoas consagram suas vidas somente ao serviço de Deus.

  Novidade de Cristo
Padre Rodrigo Maria
19. O sacerdócio cristão, que é novo, só pode ser compreendido à luz da novidade de Cristo, Pontífice máximo e Sacerdote eterno, que instituiu o sacerdócio ministerial como participação do seu sacerdócio único.(6) Portanto o ministro de Cristo e administrador dos mistérios de Deus (l 1Cor 4,1), encontra também nele o modelo direto e o ideal supremo (cf. 1Cor 11,1). O Senhor Jesus Cristo, Unigênito de Deus, enviado ao mundo pelo Pai, fez-se homem para que a humanidade sujeita ao pecado e à morte, fosse regenerada e, por meio dum nascimento novo (Jo 3,5; Tt 3,5), entrasse no reino dos céus. Consagrando-se inteiramente à vontade do Pai (Jo 4,34; 17,4), Jesus realizou, por meio do seu mistério pascal, esta nova criação (2Cor 5,17; Gl 6,15), introduzindo no tempo e no mundo uma forma de vida, sublime e divina, que transforma a condição terrena da humanidade (cf. Gl 3,28).
Na Igreja Católica De Roma Os Padre Não Podem Se Casar Por Três Motivos:
    Padre Luis Augusto no Lixo de Aparecida de Goiania
  • Seguem O Modelo Do Sacerdote Eterno: Jesus Cristo
  • Escatólogico: Realidade Do Céu
  • Vocacional: Sacerdote Celibatário (Cor 07)
 MATEUS 19,12=> Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda.

Eunucos:
eunuco (eu-nu-co)s. f.Homem castrado, incumbido outrora de tomar conta de um harém.(não tem orgãos sexuais)


Virgindade e sacerdócio em Cristo Mediador 
Fraternidade o Caminho
21. Cristo, Filho único de Deus, está constituído, em virtude da sua mesma encarnação, Mediador entre o céu e a terra, entre o Pai e o gênero humano. Em plena harmonia com esta missão, Cristo manteve-se toda a vida no estado de virgindade, o que significa a sua dedicação total ao serviço de Deus e dos homens. Este nexo profundo em Cristo, entre virgindade e sacerdócio, reflete-se também naqueles que têm a sorte de participar da dignidade e da missão do Mediador e Sacerdote eterno, e essa participação será tanto mais perfeita quanto o ministro sagrado estiver mais livre dos vínculos da carne e do sangue.
 

Mais informações sobre o celibatário para Igreja Católica acesse:
http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_24061967_sacerdotalis_po.html

Algumas pessoas usam alguns fatos lamentaveis como por exemplo os casos de pedofilia que aconteceram com padres como argumentos para criticas ofensivas contra a Igreja Católica porém até mesmo psiquiatras constataram  que a maioria das situações de abuso sexual decorrerão em meio familiar por pessoas que são heterossexuais e por vezes, há coincidência entre abuso sexual e homossexualidade e por vezes há coincidência entre abuso sexual e celibato. Portanto irmãos, busquem sempre o auxilio do Espirito Santo, pois a carne é fraca, mais em Deus o nosso espirito se fortifica.

Rm 8,09: Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário