segunda-feira, 27 de junho de 2011

IRMÃOS DE JESUS OU PARENTES PRÓXIMOS? (BROTHERS OF JESUS ​​or close relatives?)


A palavra irmão nem sempre significa irmão de sangue, em ato dos apostolos repete a palavra irmão sem o significado de irmão de sangue 47 vezes como sendo um tratamento dos primeiros cristãos. E 160 vezes no novo tstamento como sendo próximo. No antigo testamento os parentestos eram todos chamados pela palavra irmão, no portugues existe a palavra primo mais no original do hebraico existe apenas uma palavra para designar todos os tipos de parentescos.
GENESIS 13,08=> Abrão disse a Lot: “Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos.
Lot é sobrinho(no código civil brasileiro parente colateral de terceiro grau)de Abraão como vemos na passagem a seguir.porem foi citado como irmão
GENESIS 14,12=> Levaram também Lot, filho do irmão do Abrão, que morava em Sodoma, com todos os seus bens.
Mais uma vez um sobrinho é chamado de irmão.
GENESIS 28,01-02=> Isaac chamou Jacó e o abençoou, dando-lhe esta ordem: “Não desposarás uma filha de Canaã: Mas vai a Padã-Arã, à casa de Batuel, pai de tua mãe, e escolhe lá uma mulher entre as filhas de Labão, irmão de tua mãe.
Labão é tio de Jacó, Isac chamou  Jacó e mandou ele ir a casa de Labão,irmão da mãe dele,ou seja cunhado de Isac, portanto Jacó é sobrinho de Labão
GENESES  29,15=>  E Labão disse-lhe: “Acaso, porque és meu parente(NA VERSÃO PROTESTANTE ESTÁ ESCRITO IRMÃO), servir-me-ás de. Graça? Dize-me que salário queres.
Jacó é irmão de Labão? Não, mais sim seu sobrinho, porem no hebraico não existe a palavra sobrinho)então irmão designa parentescos  próximos também.
LEVITICO 10,01-04=> Os filhos de Aarão, Nadab e Abiú, tomaram cada um o seu turíbulo, puseram neles fogo e incenso e ofereceram ao Senhor um fogo estranho, que não lhes tinha sido ordenado. 2.Saiu, então, um fogo de diante do Senhor que os devorou, e morreram diante do Senhor. 3.Moisés disse a Aarão: “Era isso o que o Senhor tinha anunciado quando disse: serei santificado naqueles que se aproximam de mim, e serei glorificado em presença de todo o povo”. Aarão calou-se. 4.Moisés chamou Misael e Elisafon, filhos de Oziel, tio de Aarão, e disse-lhes: “Vinde e levai vossos irmãos para longe do santuário, fora do acampamento”
NADAB E ABIÚ OFERECERAM FOGO ESTRANHO DIANTE DO SENHOR E MORREÃO, ELES ERAM FILHOS DE AARÃO.DEPOIS MOISES CHAMOU MISAEL E ELISAFON FILHOS DE OZIEL, TIO DE AARÃO E VINDE E LEVAI VOSSOS IRMÃOS PARA LONGE DO SANTUÁRIO, FORA DO ACAMPAMENTO” SERÁ QUE MISAEL E ELISAFON SÃO IRMÃOS DE NADAB E ABIÚ? NÃO..ERAM PRIMOS 2º.
Uma esposa foi chamada de irmã:
CANTICO DOS CANTICOS 04,12 => És um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente fechada, uma fonte selada.
CANTICOS DOS CANTICOS 5,01=> Entro no meu jardim, minha irmã, minha esposa, colho a minha mirra e o meu bálsamo, como o meu favo com meu mel, e bebo o meu vinho com meu leite. .Amigos, comei, bebei, inebriai-vos ó caríssimos.
Assim vemos que nem sempre que a palavra Irmão é citada na biblia significa que sejam filhos do mesmo progenitor, ou até mesmo irmãos do mesmo sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário