Meditação de Domingo

REFLEXÕES PARA CADA DIA DA SEMANA SEGUNDO SÃO JOÃO BOSCO

DOMINGO
A  finalidade do homem


1º Considera, meu filho, que Deus te criou a sua imagem e semelhança, que te deu uma alma e um corpo, sem que da tua houvesse para isso nenhum mérito. Ademais, pelo Batismo Deus te fez seu filho, te amou sempre e te ama ainda como pai amoroso; o único fim para o qual te criou é para que O ames e sirvas a Ele nesta vida, e desse modo possa merecer um dia ser eternamente feliz com Ele no Paraíso.
Não penses que vives neste mundo para divertir-te, enriquecer-te, comer,beber e dormir, como os animais irracionais; pois o fim para o qual foste criado é infinitamente mais nobre e mais sublime; ou seja, para amar e servir a Deus nesta vida, e salvar assim tua alma.
Se procederes desse modo, que consolo sentirás na hora da morte!... Mas se, pelo contrário, não pensares seriamente em servir a Deus, que remorsos não sentirás naquele instante, em que reconhecerás claramente que as riquezas e os prazeres, que tanto procuraste na terra, só serviram para encher de amarguras teu coração, fazendo-te ver o dano que causaram á tua alma!
Por isso, meu filho, não queiras ser daqueles que só pensam em satisfazer o corpo com atos, palavras e divertimentos censuráveis; e no fim da vida se encontrarão em grande perigo de perdição eterna.
O secretário de um rei da Inglaterra morreu exclamando: " Infeliz de mim! Gastei tanto papel para escrever as cartas do meu senhor, e não empreguei sequer uma folha de papel para anotar meus pecados e fazer uma boa confissão!"

Verás melhor a importância do teu fim se considerares que tua salvação eterna ou tua eterna condenação dependem de ti.
Se salvas tua alma, muito bem, serás feliz para sempre; mas se a perdes, perdes tudo: alma, corpo, Céu, Deus que é teu fim... E para toda eternidade serás desgraçado!
Não imites a loucura dos desgraçados que dizem: "Vou cometer agora este pecado, mas depois me confessarei". Não te enganes a ti mesmo com tais palavras, porque o Senhor amaldiçoa o homem que peca na esperança de obter perdão.
Lembra-te de que os condenados que estão no inferno tinham a intenção de mais tarde se converter, e apesar disso se perderam por toda eternidade.
Estás seguro de que Deus te concederá tempo para te confessares?
Quem te garante que não morrerás logo depois que pecar e que tua alma não será precipitada imediatamento no Inferno?
Não achas que seria loucura se ti ferisses gravemente, na esperança de encontrar depois um médico que te curasse?
Renuncia, pois, ao pensamento enganador de só mais tarde te consagrares ao serviço de Deus; hoje mesmo detesta e abandona o pecado, que é o maior de todos os males e que, desviando-te do teu fim último, te priva de todos os bens.

3º Quero também que conheças um terrível laço de que serve o demônio para prender e levar a perdição grande numero de cristãos: é deixar que se instruam na Religião, mas que depois não a pratiquem.
Sabem perfeitamente que Deus os criou para amá-Lo e servir a Ele; e no entanto empregam todo o tempo em lavrar a própria ruína eterna! De fato, quantas pessoas vemos no mundo que pensam em tudo, menos na sua salvação!
Se se dia a um jovem que frequente os Sacramentos, que faça um pouco de oração etc., logo responde: "Tenho outras coisas que fazer, tenho que trabalhar, que me divertir..." Ó infeliz! E não tens uma alma para salvar?
Quanto a ti, jovem católico que lês estas considerações, não te deixes enganar pelo demônio; promete a Deus que de agora em diante todas as tuas palavras, pensamentos e ações se orientarão para a salvação da tua alma.
Grave loucura seira procurares com tanto afinco o que deve acabar em pouco tempo e te esqueceres da eternidade que não tem fim.
São Luis de Gonzaga poderia ter gozado todos prazeres, honras e riquezas deste mundo, mas renunciou a todos eles dizendo: "De que me servem essas coisas para a vida eterna?"
Conclui tu também com este pensamento: "Tenho uma alma; se a perco, perco tudo. Ainda que ganhasse o mundo inteiro á custa de minha alma, de que me aproveitaria?"
Deu que serve ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder sua alma?
Se chego a ser um grande homem, um ricaço, se consigo atingir a celebridade como sábio que domina tods ciências e todas as artes do mundo, mas depois perco minha alma, de que adiantarão todas essas coisas?
A própria sabedoria de Salomão não me valeria de nada se me condenasse. Diz, pois assim:
"Deus me criou para salvar a minha alma, e quero salvá-la a todo custo; amar a Deus e salvar minha alma serão, a partir de agora, o único objetivo de todos os meus cuidados. Trate-se de ser eternamente feliz ou eternamente desgraçado; devo estar resolvido a perder tudo para me salvar. Meu Deus, perdoai meus pecados e não permitais que jamais tenha a desgraça de Vos ofender novamente; ajudai-me com vossa santa graça para que Vos possa amar e servir fielmente. Maria, minha esperança, rogai por mim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário